Deprecated: mysql_escape_string(): This function is deprecated; use mysql_real_escape_string() instead. in /home/storage/b/43/88/casanaarvore/public_html/Pense-Verde-Conteudo.php on line 5
Exercícios ao ar livre são mais eficazes para as crianças. Mundo Verde - Casa na Árvore

Mundo Verde

Exercícios ao ar livre são mais eficazes para as crianças

23 Janeiro 2015

Correr ao ar livre ou brincar de esconde-esconde entre as árvores do parque são atividades incomparáveis. Fazer exercícios na natureza, também.

Passear pelo parque ou brincar ao ar livre, em contato com a natureza, é mais benéfico que qualquer outra atividade que o seu filho possa fazer em algum lugar fechado.

Segundo um estudo recente da universidade britânica de Coventry, publicado esta semana no International Journal of Environmental Research and Public Health, as crianças expostas a ambientes naturais quando se exercitam têm maiores possibilidades de obter mais benefícios para a saúde depois da atividade física.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da universidade pediram que crianças de nove e dez anos pedalassem durante 15 minutos em uma bicicleta ergométrica. Inicialmente, o exercício foi realizado enquanto elas viam um vídeo de um caminho na floresta sincronizado com a bicicleta. Depois, não houve esse estímulo visual.

Os cientistas descobriram que a pressão sanguínea das crianças havia sido 5% mais baixa na experiência com o bosque simulado, o que indica que as cenas naturais teriam um efeito positivo na saúde. A pressão alta implica o risco de sofrer doenças cardiovasculares como a hipertensão.

"É crucial continuar a entender o papel da atividade física e, principalmente, o papel do 'verde' na pressão sanguínea", disse Michael Duncan, chefe do estudo. "Se há uma correlação entre ver cenas de natureza e uma pressão mais baixa após o exercício, como os nossos dados indicam, a prescrição de exercícios ao ar livre poderia ter efeitos muito animadores na saúde pública."

O efeito da natureza sobre as crianças foi amplamente estudado. Vários estudos acadêmicos indicam que a atividade física ao ar livre faz com que as crianças sejam mais ativas e saudáveis, reduzindo os hábitos sedentários e os riscos de obesidade infantil.

Mas esses não são os únicos benefícios. As brincadeiras ao ar livre também podem ajudar a melhorar a visão e a proteger o sistema imunológico, além de aliviar os sintomas de déficit de atenção. Uma educação baseada no meio ambiente melhora o rendimento das crianças em tudo que requer pensamento crítico, como, por exemplo, a escola. Por isso, já existem iniciativas para transferir algumas aulas para lugares abertos.

Outra vantagem é o aprendizado social que nasce da interação com os colegas e o desenvolvimento emocional das crianças. Portanto, o parque parece ser uma excelente receita para que seus filhos cresçam de maneira saudável.

FONTE: Discovery Kids Brasil

Casa na Árvore

Acompanhe:

Casa na Árvore | Londrina - PR | Fones: +55 43 9151-4272 | fale@casanaarvore.com

 

Você gosta de Árvores?
Cadastre-se para receber a news mensal do Clube da Árvore.