Mundo Verde

Exposição tecnológica sobre natureza brasileira chega a Maceió

08 Abril 2016

A Conexão Estação Natureza, exposição interativa que associa recursos tecnológicos a conteúdos sobre a biodiversidade brasileira, chega a Maceió neste sábado (09). A atração, que é gratuita e 100% acessível a pessoas com necessidades especiais, ficará na Praça de Eventos do Parque Shopping Maceió até 23 de abril.
A exposição é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Maceió é a décima segunda capital brasileira a receber a exposição, que foi lançada em março de 2015 e já atraiu mais de 3,7 milhões de pessoas.
O objetivo da Conexão Estação Natureza é promover o conhecimento dos ambientes naturais brasileiros, aproximando a natureza do dia a dia das pessoas. Entre as atrações que integram a exposição, duas chamam a atenção: o cinema sensorial 4D e os óculos de realidade virtual.
No cinema, que conta com seis telas dispostas em 360º, os visitantes assistem a um vídeo sobre a natureza brasileira, recebendo estímulos sensoriais, como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no litoral do Paraná, distante cerca de três mil quilômetros da capital alagoana.
A exposição também possui uma parte voltada para jogos interativos: um deles usa como plataforma o ‘kinect’, a partir da qual se pode jogar, sem o uso de controles, um game sobre ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como água, alimentos e oxigênio, entre outros. Em outro o game, a tecnologia utilizada é a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases sobre as mudanças climáticas.
Também foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia virtual das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Em telas touch são apresentadas informações sobre fauna, flora, além de aspectos culturais dos habitantes.
Para conscientizar os visitantes sobre a questão climática e o uso de combustíveis fósseis, a exposição disponibiliza três bicicletas ”inteligentes”. Ao serem pedaladas, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) durante a pedalada, além da quantidade de Gases de Efeito Estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.
Atendimento às escolas
A Conexão Estação Natureza mantém visitas guiadas especialmente para as escolas da região interessadas em levar seus alunos a conhecer a exposição. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Parque Shopping Maceió (82) 3021-7574.
SERVIÇO
Conexão Estação Natureza
Data: de 09 a 23 de abril
Local: Parque Shopping Maceió
Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 5.945 – Cruz das Almas, Maceió (AL)
Horários: Durante o funcionamento do shopping
Classificação: Livre
Entrada gratuita.

Fonte:http://www.tribunahoje.com/noticia/174984/cidades/2016/04/05/exposico-tecnologica-sobre-natureza-brasileira-chega-a-maceio.html

Casa na Árvore

Acompanhe:

Casa na Árvore | Londrina - PR | Fones: +55 43 9151-4272 | fale@casanaarvore.com

 

Você gosta de Árvores?
Cadastre-se para receber a news mensal do Clube da Árvore.