Deprecated: mysql_escape_string(): This function is deprecated; use mysql_real_escape_string() instead. in /home/storage/b/43/88/casanaarvore/public_html/Pense-Verde-Conteudo.php on line 5
Pintura verde. Mundo Verde - Casa na Árvore

Mundo Verde

Pintura verde

21 Outubro 2015

Difíceis de passarem despercebidos no jardim, muros e paredes podem “desaparecer” ou ganhar “vida” com o cultivo de trepadeiras, técnica que precisa ser bem planejada antes de ser feita. Segundo a paisagista Rosângela Sabbag, existem diferentes tipos de vegetais que resultam em paredes folhadas. As mais utilizadas são as plantas do tipo unha-de-gato (Ficus pumila) e falsa-vinha (Parthenocissus triscupidata), também conhecida como hera japonesa.

Nas paredes, a função das duas é praticamente a mesma. Desafiando a gravidade, os galhos crescem grudados numa superfície lisa, que preferencialmente não tenha sido pintada. O cultivo também é o mesmo. As mudas são colocadas nos pés dos muros, regadas e depois podadas. A grande diferença entre elas é que a unha-de-gato permanece verde e folheada durante o ano todo. “A falsa-vinha reage às estações do ano. No outono, as folhas ficam amarelas e caem”, explica Rosângela.

A queda das folhas pode dar um efeito bonito para espaços abertos. “Elas não são sujeira”, lembra a paisagista. A recomendação é manter as paredes revestidas com esse tipo de hera longe das piscinas e ter uma vassoura sempre por perto.

Cuidados

Outra diferença entre as duas plantas é a espessura e o tamanho das folhas. A unha-de-gato tem galhos mais grossos e resistentes. Além disso, precisa ser aparada com mais frequência, pois ela aumenta para todos os lados – ao contrário da falsa-vinha, que do verão para o inverno perde todas as suas folhas.

“Como a espessura da unha-de-gato é maior, ela também pode invadir um pouco mais as paredes. Por isso, muros mais velhos às vezes racham depois que as heras crescem”, comenta a paisagista Nadia Bentz. O tempo de crescimento entre as duas plantas também varia. A falsa-vinha, se bem ensolarada, pode cobrir um muro em até dois anos. A unha-de-gato, por outro lado, leva bem mais tempo para se tornar uma selva de pedra.

FONTE: Gazeta do Povo

Casa na Árvore

Acompanhe:

Casa na Árvore | Londrina - PR | Fones: +55 43 9151-4272 | fale@casanaarvore.com

 

Você gosta de Árvores?
Cadastre-se para receber a news mensal do Clube da Árvore.